segunda-feira, 25 de abril de 2011

Pneumonia

*Agente etiológico: Striptococcus pneumoniae ou Diplococus pneumoniae.
*Modo de transmissão:O pneumococo é transmitido através de contato direto, por intermédio de gotículas nasofaríngeas de indivíduos com infecção inaparente, doentes ou portadores as-sintomáticos
*características da infecção:A infecção pneumocócica tem origem invariavelmente na faringe; daí a bactéria que se colonizou pode ser aspirada e causar a pneumonia, como pode ter acesso ao ouvido médio ou aos seios paranasais, determinando otite ou sinusite, como pode ainda cair na circulação sangüínea e atingir o sistema nervoso central, causando meningite. O pneumococo é o agente mais comum das pneumonias comunitárias em adultos e estima-se que seja responsável por aproximadamente 50 % dos casos de pneumonia em geral, e 90 % das pneumonias lobares.

A pneumonia é uma inflamação e infecção aguda do tecido pulmonar que pode fazer com que os alvéolos fiquem cheios de líquido, muco e pus.

A pneumonia bacteriana geralmente aparece de repente, muitas vezes como uma complicação de outras doenças. As pessoas com pneumonia se sentirão muito mal e aparentarão estar muito doente, com febre alta, letargia, dificuldade em respirar, tosse e dor no peito, principalmente ao respirar. É provável que fique pálida e transpire.
medidas profilaxia:Geralmente se adquire pneumonia pela combinação de uma queda da imunidade corporal (baixas defesas do organismo) e contaminação por um microorganismo (bactérias, fungos ou vírus) suficientemente forte para causar infecção nos pulmões. Uma baixa imunidade pode ser temporária, e geralmente não se sabe exatamente porque isso ocorre.

Desse modo, as recomendações abaixo podem ajudar na prevenção da pneumonia:

Vacina contra gripe: muitas vezes uma gripe ou resfriado podem acabar levando a um quadro de pneumonia. Desse modo, a vacinação contra gripe, principalmente em idosos, é uma boa maneira de se prevenir a pneumonia.
Vacina contra o pneumococo: o pneumococo é a principal bactéria causadora de pneumonia. Esta vacina também está disponível para aplicação, visando prevenir a pneumonia pneumocócica. É recomendada para maiores de 65 anos ou pessoas que tenham algum tipo de fator de risco para adquirir pneumonia: como doenças pulmonares crônicas, doenças cardiovasculares, doenças renais, diabetes, anemia falciforme, alcoolismo, cirrose hepática, pessoas que tiveram o baço retirado por algum motivo ou caso haja alguma doença que cause queda da imunidade corporal (como a AIDS, linfomas, leucemias, alguns tipos de câncer, uso crônico de esteróides, quimioterapia ou radioterapia, transplante de órgão ou transplante de medula óssea).
Lavagem das mãos: as mãos quase sempre estão em contato com os microorganismos (germes) que podem causar pneumonia. Estes microorganismos penetram no corpo através do toque dos olhos, boca ou nariz. Desse modo, lavar bem as mãos com água e sabão ajuda a prevenir a pneumonia.
Não fumar: o cigarro causa lesões ao pulmão, reduzindo as defesas naturais do organismo contra infecções respiratórias.
Ter uma boa qualidade de vida: ter uma vida tranqüila, fazer uma dieta adequada e praticar atividades físicas regularmente ajudam a aumentar as defesas do organismo, fortalecendo o sistema imune e prevenindo infecções

Nenhum comentário:

Postar um comentário